ptenfrgldeitnoes

Pertencendo administrativamente ao distrito de Coimbra, o concelho de Condeixa-a-Nova compreende uma área de aproximadamente 140 km2, conglobando dez freguesias. Com uma população acima dos 15 000 habitantes, Condeixa-a-Nova oferece ao visitante, na sua salutar heterogeneidade, uma realidade física e sócio-cultural peculiar onde confluem e se harmonizam a ambiência urbana e a paisagem serrana, pensares e sentires que denotam a cumplicidade com o citadino bem como modos de vida, mormente agrários, que relevam de um forte apego à terra.

 

Muito embora caracterizado pelo predomínio de superfícies planas, o concelho surge enquadrado por um sistema montanhoso nas suas zonas sul e sudeste, sobretudo com as serras de Janeanes e do Furadouro. Inscrevem-se assim, no seu perfil geomorfológico, formações audazes que alteram inesperadamente a fisionomia natural do terreno, conferindo, porém, beleza e diversidade à paisagem; ao nível do solo, o calcário concrecionado é a nota dominante da região. O clima Mediterrânico e a abundância de águas correntes - ribeira de Alcabideque, Rio dos Mouros, entre outros - alimentam uma vegetação ridente e fecunda que conferiu, desde sempre, grande interesse paisagístico à região.

 

E a beleza paisagística do concelho permite, aliás, apontar vários locais de interesse a quem o queira visitar. Mercê dessa morfologia caprichosa e dos acidentes orográficos da região, o concelho exibe um património geológico de raro deslumbre; a prová-lo, estão a Gruta da Lapinha, as Buracas do Casmilo ou o Canhão do Rio dos Mouros. As serras de Janeanes ou do Círculo abrigam miradouros naturais que permitem desnudar o concelho, a um só olhar. A Reserva Natural do Paul de Arzila, onde coabitam inúmeras espécies animais, sobretudo aves, surge como espaço privilegiado para a observação da natureza.

 

Mas o concelho é também pródigo em património edificado, ou não houvesse sido este um centro de fidalguia, como o atestam os seus muitos palácios, concentrados na vila ou dispersos pelos seus próximos subúrbios. E, indubitavelmente, no cartão de visita de Condeixa-a-Nova figura, antes de mais, Conímbriga, reduto fascinante da História onde o apelo do passado se faz sentir vivamente!

 

O concelho de Condeixa-a-Nova fica situado na faixa litoral da região centro, distando sensivelmente 192 Km , a norte, de Lisboa, 120 km , a sul, do Porto e somente 12 km da cidade de Coimbra, núcleo urbano primeiro da região centro. Confronta com os concelhos de Montemor-o-Velho, a Noroeste; Coimbra, a Norte; Miranda do Corvo, a Nordeste; Penela a Sudeste; Soure a Sudoeste.

 

De um modo global, o concelho beneficia de uma acessibilidade privilegiada. Estrategicamente localizado no centro litoral do país, é rasgado por duas importantes vias rodoviárias: o IC2 e a A1 que, por si só, proporcionam uma grande facilidade de acesso ao concelho.

Go to top